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Quatro passos para turbinar sua memória
18/01/2013

Sofrer com brancos na hora de fazer uma prova ou realizar uma apresentação em público. Esquecer compromissos, datas importantes, nomes e fisionomias. Com o estresse e o excesso de informações a que somos expostos no dia-a-dia, os lapsos de memória são cada vez mais freqüentes e, acredite, eles não têm nada a ver com a idade. 

Já existem pesquisas apontando que a memória não se degenera com o passar dos anos. Um jovem de 25 anos tem apenas 3% a mais de células cerebrais que uma pessoa de 70 anos. Os neurologistas sabem que outros fatores têm muito mais influência sobre a deterioração da memória, quando em comparação à idade avançada. São eles:

•Estresse: que produz cortisol e noradrenalina, hormônios inimigos da memória. 

•Traumas psicológicos e recalques: casos em que se esquece o que é insuportável lembrar. 

•Ansiedade e depressão. 

•Cansaço. 

•Drogas e medicamentos.

No combate aos efeitos, causados por eles, os especialistas contam com um esquadrão poderoso. A receita inclui desde uma alimentação caprichada até exercícios e -- comemore! -- passatempos de jornal. Veja abaixo e tire proveito dessas descobertas!

 1. Alimentos para a memória

Para garantir que os neurotransmissores serão eficazes na transmissão de informações entre células nervosas, invista em alimentos antioxidantes. A quantidade a ser ingerida dever ser recomenda pelo seu médico. 

Vitamina B12
Frutos do mar, algas, peixe, laticínios, grãos germinados, levedo, alface. 

Vitamina B15
Amêndoa do damasco, arroz, grãos germinados, levedo. 

Vitamina C
Hortaliças e frutas: limão, laranja e cenoura; pimenta vermelha seca 

Vitamina E
Óleo de gérmen de trigo, grãos germinados, abacate, gema de ovo. 

Colina
Gema de ovo, espinafre cru, soja germinada, levedo, nozes. 

Selênio
Levedo, ovo, alho e cebola. 

Zinco
Frutos do mar, peixe, laticínios, gérmen de trigo, levedo, maxixe.


2. Exercícios físicos e meditação

Exercícios físicos para melhorar a capacidade respiratória e, por sua vez, o fluxo sangüíneo no cérebro e sua oxigenação, os exercícios físicos regulares são amplamente recomendados.

 Meditação aliada à respiração profunda, melhora a memória, a percepção, a concentração, a agilidade motora e reduz o estresse. Para meditar, basta reservar poucos minutos do dia, escolher um local tranqüilo e uma posição mais confortável. Preste atenção em sua respiração.

 

3. Jogos mentais

Quem diria! Jogos como palavras cruzadas, Su Doku, xadrez, puzzles, leituras diversificadas e outros exercícios que estimulem a atividade mental são essenciais para combater a falta de memória.

  

4. Terapia

Fatos traumáticos que estão esquecidos em um canto do inconsciente continuam a gerar sofrimento, isso porque eles se manifestam em outras circunstâncias aparentemente sem importância. O pai da psicanálise, Sigmund Freud, dizia que tudo aquilo sobre o qual não podemos falar torna-se um sintoma. Sofrimento recalcado é como uma ferida com pus. Vai latejar até você drená-la. Terapia é uma alternativa eficiente para esses casos

 




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