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Controle o suor e beba água de coco para controlar caimbras
08/01/2013

O desconforto que as cãibras causam desanima muita gente na hora de fazer exercícios. Causadas por deficiência na alimentação e movimentos mais bruscos ou exagerados, elas têm tratamento para não incomodar nunca mais. Mas, na hora de emergência, também dá para aliviar a chateação rapidinho. A seguir, o ortopedista Guilherme Sella, do Hospital Bandeirantes e do Instituto de Ortopedia e Traumatologia de São Paulo (IOT-SP) fala das causas das cãibras e dá dicas para você se livrar delas.

Não é só falta de potássio
As cãibras estão associadas a baixos níveis de potássio no sangue, assim como de cálcio e também à falta de oxigenação muscular.

Transpirar demais pode ser o gatilho
Quem transpira demais e não repõe os sais minerais perdidos tende a sofrer mais com as cãibras. Por isso, nunca descuide da hidratação (água de coco é uma boa pedida).

Comer sal previne as cãibras
É verdade, mas o consumo em excesso pode provocar inchaços e aumento de pressão arterial. A melhor forma de diminuir as cãibras é a prevenção, realizando exercícios regulares (alongamentos) e adotando uma alimentação saudável.

Alongamento para prevenir
Os alongamentos evitam situações que favorecem o aparecimento de cãibras, como o hiperencurtamento muscular (após uma contração muscular vigorosa).

A alimentação é sua aliada
A ingestão de alimentos ricos em potássio (banana, batata não descascada e água de coco) pode ajudar na prevenção. Em casos frequentes, no entanto, deve-se procurar um médico para avaliação e determinação da causa das cãibras.

O tratamento traz a cura
As cãibras podem incomodar bastante, mas se você procura tratamento, elas param de aparecer (tanto no repouso quanto durante as atividades físicas).

Cãibras em lugares estranhos do corpo
Algumas pessoas têm cãibras entre os dedos e em outros locais onde a musculatura não é diretamente solicitada, como a planta dos pés. Normalmente, isto ocorre devido à baixa oxigenação muscular, muito comum em dias frios, independentemente da solicitação muscular.

Atividade física pode aumentar a incidência de cãibras
Acontece principalmente nas pessoas que não possuem condicionamento físico adequado e, por isso, acumulam muito ácido lático no tecido muscular. O reforço na alimentação ajuda a prevenir o problema, além do acompanhamento de um professor de educação física.

Compressas para aliviar
Aplicar uma compressa morna ou massagem local pra melhorar a oxigenação muscular são atitudes que melhoram o desconforto imediato (mas não resolvem o problema, que precisa de ajuda médica quando se torna recorrente). O alongamento muscular também melhora as dores.




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